DISCIPLINA: Prática de Ensino de Português e Literatura II
(Estágio Supervisionado II)
PROFESSOR: Nonato Gurgel
CIRO, Numa. “Sobre Educação” in Nas quebradas da voz. Tese (Doutorado). UFRJ – Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 2009.
GOMES, Poliana. “Professor de Literatura: profissão (em) perigo” in Dubito Ergo Sum. Cadernos de Ficção Cética. Ed de Gustavo Bernardo. http://www.dubitoergosum.xpg.com.br (disponível em 07/02/09).
KLEIMAN, Ângela. “O Ensino da Leitura: A Relação Entre Modelo e Aprendizagem” in Oficina de Leitura. Teoria & Prática. 10ª ed. Campinas: Pontes, 2004.
____ “Ensinando a Leitura” e “Leitura e legibilidade: reflexões sobre o texto didático” in Leitura: ensino e pesquisa. 2ª ed. Campinas: Pontes, 2001.
MACHADO, Irene A. Literatura e Redação. Conteúdo e Metodologia da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 1994.
MACHADO, Luana M. S. et alii. “O uso da dramatização no ensino de Literatura Brasileira no curso médio: estudo de caso” in Inicia. Revista da Graduação em Letras da UFRJ. Santos, Deize Vieira dos. (Org.). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
MARTILIANO, Marco Antonio. “Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura?” in Itinerários. Revista de Literatura. n. 17/18. Araraquara: UNESP, 2001.
ROCHA, Luiz Carlos Moreira. “O Cânone Ocidental (vide Bloom) x Multiculturalismo” in Revista Tempo Brasileiro. n 129. Aporias do Cânone. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, abr-jun, 1997.
TODOROV, Tzvetan. “Além da escola” in A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
DISCIPLINA: Prática de Ensino de Português e Literatura III
(Estágio Supervisionado III)
PROFESSOR: Nonato Gurgel
BLOOM, Harold. “Uma Elegia para o Cânone” in O Cânone Ocidental. Os Livros e a Escola do tempo. 2ª ed. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
PROFESSOR: Nonato Gurgel
BLOOM, Harold. “Uma Elegia para o Cânone” in O Cânone Ocidental. Os Livros e a Escola do tempo. 2ª ed. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
CHAUI, Marilena. Brasil. Mito fundador e Sociedade Autoritária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.
CIRO, Numa. “Sobre Educação” in Nas quebradas da voz. Tese (Doutorado). UFRJ – Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 2009.
GOMES, Poliana. “Professor de Literatura: profissão (em) perigo” in Dubito Ergo Sum. Cadernos de Ficção Cética. Ed de Gustavo Bernardo. http://www.dubitoergosum.xpg.com.br (disponível em 07/02/09).
MOREIRA, Maria Eunice. “História da Literatura e Identidade Nacional Brasileira” in Revista de Letras. Memória e Literatura. v 43. São Paulo: UNESP, 2003.
MUYLAERT, Joana Luíza. “A formação, os deslocamentos: modos de escrever a história literária brasileira” in Revista Brasileira de Literatura Comparada. n 9. Rio de Janeiro, 2006.
PORTELLA, Eduardo. “Como se fosse um diário: anotações sobre o cânone” in Revista Tempo Brasileiro. n 129. Aporias do Cânone. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, abr-jun, 1997.
RESENDE, Beatriz. “A Indisciplina dos Estudos Culturais” in Apontamentos de Crítica Cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
ROCHA, Luiz Carlos Moreira. “O Cânone Ocidental (vide Bloom) x Multiculturalismo” in Revista Tempo Brasileiro. n 129. Aporias do Cânone. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, abr-jun, 1997.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.