quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bibliografia Geral de Prática de Ensino


ALONSO, Mirtes (org.) et al. O Trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999.

ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto. Portugal: Porto Editora, 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP / Imprensa Oficial do Estado, 1998.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis: Vozes, 2004.

CORACINI, Maria José. O jogo discursivo na sala de aula. Campinas, SP: Pontes, 1995.
FARIA, Maria Alice. Parâmetros curriculares e literatura. São Paulo: Contexto, 1998. (Coleção Repensando o Ensino).

FAZENDA, Ivani. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. Campinas - SP: Papirus, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

KOMOSINSKI, Lionira M. G. Literatura nos Cursos de Letras. Erexim: Edifapes, 2001.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MOISÉS, Lúcia Maria. O Desafio de saber ensinar. Campinas. São Paulo: Papirus, 1995.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa - Portugal: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, S.G. (org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.

_____. O estágio na formação de professores: unidade teoria prática? São
Paulo: Cortez, 2001

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez , 2005.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artemed, 2004.